viernes, 10 de abril de 2009

Ocupação Dandara: 300 famílias sem-teto em luta por moradia!

Em uma ação conjunta, o movimento BRIGADAS POPULARES e o MST, ocuparam hoje, dia 09 de abril, um imóvel abandonado no bairro Nova Pampulha. Trezentas famílias que antes habitavam áreas de risco e imóveis de aluguel se organizaram na luta por uma moradia digna, como estabelece o Estatuto das Cidades. O terreno possui cerca de 40 hectáres e não cumpria a função social. A propriedade da área é desconhecida, segundo relato dos moradores no entorno do terreno, o mesmo está desabitado a 20 anos.


A ação é sobretudo para exigir do Poder Público uma política contundente de ataque ao déficit habitacional da região metropolitana de Belo Horizonte. Somente na Capital mineira existem 75 mil imóveis abandonados, enquanto isso 55 mil famílias estão excluídas do direito à moradia. Não resta outra ação senão ocupar os imóveis abandonados e exigir dos governos municipal, estadual e federal o cumprimento do direito à moradia digna.


A Ocupação recebeu o nome de Dandara em homenagem a mulher de Zumbi que lutou na resistência do Quilombo dos Palmares, contra a escravidão. Os moradores em torno da ocupação estão demonstrando solidariedade, enviando água, alimentos e acolhendo as crianças. Esta é a demonstração mais bela da solidariedade do povo com aqueles que lutam pela dignidade e a justiça.


Conclamamos toda a sociedade a participar de nossa luta, enviando demonstrações de solidariedade. O sucesso de nossa luta depende da solidariedade ativa de todos e todas. Abaixo citamos o e-mail da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Política Urbana. Seria importante o envio de cartas solicitando a regularização da situação das famílias da Ocupação Dandara.


Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Política Urbana.

Secretário Dilzon Melo

e-mail: gabinete@urbano.mg.gov.br


Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email.

Contamos com a solidariedade de todos e todas.


Receba nossas saudações de luta e nosso compromisso com a dignidade do povo sem-teto de Belo Horizonte.

Atenciosamente;


Brigadas Populares - BPs

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST

Belo Horizonte - 09 de abril de 2009

No hay comentarios: